Seu navegador está desatualizado!

Atualize o seu navegador para uma melhor visualização do site. Atualizar agora!

X

Expert Restaurantes Empresariais
27/07/2018

Lições do futebol sobre Gestão de Equipes

Times que contam com uma boa equipe tem mais chances de conquistar vitórias e títulos, e é por isso que o destaque individual dos craques nunca reduz o valor do espírito coletivo. Isso vale para o futebol e para as empresas.

Confira abaixo algumas lições oriundas dos gramados que demonstram o valor do trabalho em equipe:

 

  • A repetição leva à perfeição: treinamento é a palavra-chave! Preparo contínuo, equipes em constante evolução; ensinar, treinar, repetir, acompanhar, monitorar, auditar.

  • Egos devem ser administrados: comunicação clara e aberta sobre comportamento é fundamental para manter a harmonia da equipe. A prática do feedback deve ser hábito diário do gestor.

  • Craques podem ter maior liberdade: o gestor deve garantir o espaço necessário para que os mais talentosos desenvolvam toda a sua capacidade. Deve haver equilíbrio entre liberdade e controle, para não limitar o potencial do profissional.

  • O coletivo precisa estar acima do individual: o papel do gestor de equipes é garantir que os maiores talentos possam contribuir de forma decisiva para bons resultados. Mas a sua atuação precisa dar suporte a um esforço coletivo, e o reconhecimento deve ser dado a toda a equipe.

  • Desempenho e remuneração devem ser coerentes: craques devem ser valorizados; em uma empresa, os líderes devem identificar os maiores talentos e remunerá-los de forma justa, agregando valores à medida em que suas entregas passam a justificar isso.

  • Bons líderes são fundamentais: Times vencedores seguem lideres inspiradores, que sabem se comunicar e constroem estratégias sólidas, além de conquistar a confiança do grupo por sua competência e lealdade.

  • A importância da definição de metas: o time se motiva pelo resultado que deseja alcançar, por isso a definição e a clareza das metas é tão importante para o sucesso de uma equipe.

  • Sonhar não faz mal a ninguém: metas devem ser reais e possíveis de serem alcançadas, mas uma pitada de emoção e desafio tem poderes mágicos! Quando um grupo sonha junto, abre a possibilidade de alcançar feitos que pareciam impossíveis.

  • Fair play na relação com companheiros e adversários: a ideia de promover o respeito aos colegas e adversários, humanizou o futebol. Nas empresas, colaboradores devem ser honestos uns com os outros e sempre buscar a cooperação, além disso, o respeito aos concorrentes assegura disputas leais.

  • Roupa suja se lava em casa: problemas internos não saem do vestiário e não saem da empresa! Fora dos ambientes de origem a tendência é que eles tomem proporções muito maiores.

Leia mais em : http://gestaodeequipes.com.br/gestao-de-equipes-licoes-vindas-do-futebol/

Voltar

Compartilhe

Conheça a estação do sabor