Seu navegador está desatualizado!

Atualize o seu navegador para uma melhor visualização do site. Atualizar agora!

X

Expert Restaurantes Empresariais
19/07/2019

Como descongelar alimentos corretamente?

Para conservar as propriedades nutricionais, a textura e sabor dos alimentos e manuseá-los de modo seguro, o descongelamento deve ser feito lentamente. Tentar acelerar o processo, com água ou calor, pode comprometer o resultado. Na pressa, o cozinheiro pode acabar estragando as propriedades do alimento, jogando fora suas fibras e vitaminas e deixando-o com um sabor terrível. Além do risco de haver proliferação de bactérias e fungos nos alimentos, uma vez que ficam expostos. Confira quatro formas seguras de lidar com alimentos congelados em casa.
?
Descongelar na geladeira:
É o método mais seguro que existe para descongelar alimentos. Planeje com antecedência e coloque o alimento congelado embalado na geladeira até que descongele. Leva em torno de 24 horas. Alimentos descongelados na geladeira podem ser mantidos lá por, pelo menos, mais um dia inteiro sem riscos à saúde.
?
Descongelar no microondas:
O mais rápido de todos os métodos. Requer apenas que o alimento seja colocado no microondas em um recipiente apropriado (nunca de metal) até que descongele. Alimentos descongelados dessa forma devem ser imediatamente cozidos.
?
Descongelar em água fria:
Mais rápido que na geladeira, esse método é também o mais trabalhoso. Com o alimento em uma embalagem à prova d’água, coloque-o totalmente submerso em água fria, trocando a água a cada 30 minutos. O processo demorará de uma a três horas. Alimentos assim descongelados devem ser imediatamente cozidos.
?
Descongelar cozinhando:
Se nenhuma opção acima for viável, é considerado seguro o cozimento do alimento ainda congelado. Porém, saiba que o tempo de cozimento será mais longo e que pode haver diferenças no produto final, especialmente em textura e suculência.

Voltar

Compartilhe

Conheça a estação do sabor