Seu navegador está desatualizado!

Atualize o seu navegador para uma melhor visualização do site. Atualizar agora!

X

Expert Restaurantes Empresariais
16/08/2018

Maturidade organizacional

Uma empresa madura é aquela que possui um know-how considerável, capaz de compreender o dinamismo do mercado e saber usar as informações adquiridas para promover conquistas nos seus ambientes interno e externo. Ou seja, a maturidade está relacionada com o quanto uma empresa aprende e se reinventa em cada relação com o mercado.

QUAIS AS VANTAGENS DE UMA EMPRESA MADURA?

• Aproveita melhor as oportunidades do mercado;

• Identifica e previne-se de ameaças;

• Otimiza suas forças e minimiza suas fraquezas com maior velocidade;

• Atua mantendo equilíbrio entre o curto, médio e longo prazo;

• Inova para manter a sua marca sólida por muitos anos;

• Cria boas relações com seus stakeholders;

• Faz gestão objetivando aumento de lucro em cada transação.

Para chegar à maturidade e usufruir destas vantagens, as empresas passam por 4 fases, que definem os 4 níveis de maturidade organizacional. Conheça cada nível e no que investir para avançar ao próximo:

FASE 1 – Start-ups: fase inicial, contas mescladas com as contas do fundador, visão imediata, prioridade em atrair talentos para contribuir com o negócio, recursos financeiros oriundos de linhas de crédito; INVESTIR EM: atração de talentos, atendimento a requisitos legais, necessidades dos clientes, parcerias-chave para novas oportunidades.

FASE 2 – Empresas emergentes: mais sólida e com mais recursos financeiros, porém ainda com ações de curto prazo, foco em desenvolver o negócio, com processos, produtos e reter talentos para crescer; INVESTIR EM: desenvolvimento dos profissionais, satisfação dos consumidores, aprimorar processos, controles e otimizar custos.

FASE 3 – Empresas em expansão: finanças separadas das finanças dos fundadores, elaboração de códigos de conduta, otimização de processos, foco em transparência e rapidez, com visão de médio prazo, investindo também em áreas de suporte; INVESTIR EM: desenvolvimento de líderes internos, fidelização de clientes, parcerias estratégicas, processos que suportem o crescimento.

FASE 4 – Empresas maduras: estrutura funcional mais complexa, visão de longo prazo com investimentos em planejamento e desenvolvimento, preocupação com gestão de riscos, auditorias, inovação e planejamento estratégico. INVESTIR EM: continuar crescendo com novas oportunidades e segmentos de mercado, implantação de meritocracia, aprimorar gestão de riscos e controles internos.

E então? Em qual destas fases está a sua empresa? Defina as ações para seguir em evolução e levar o seu empreendimento a figurar entre as empresas maduras. Leia mais em: https://www.siteware.com.br/gestao-estrategica/maturidade-das-empresas/

Voltar

Compartilhe

Conheça a estação do sabor