Seu navegador está desatualizado!

Atualize o seu navegador para uma melhor visualização do site. Atualizar agora!

X

Expert Restaurantes Empresariais
05/02/2024

Fevereiro Roxo & Laranja

No mês de fevereiro, levantamos a bandeira colorida em prol da saúde!

A cor roxa alerta para a prevenção e cuidado do Mal de Alzheimer, Fibromialgia e Lúpus. Já a cor laranja, alerta para a prevenção da leucemia e destaca a importância da doação de medula óssea.

• Lúpus: Doença inflamatória autoimune que afeta a pele, as articulações, os rins e o cérebro. Pode levar à morte, se não for tratada adequadamente. ALIMENTAÇÃO: Consuma mais alimentos com ácidos graxos tipo ômega 3, os quais ajudam à saúde do coração e têm propriedades anti-inflamatórias como: peixes (atum, salmão, sardinha, cavala, bonito, truta, arenque e anchovas), amêndoas, nozes, amendoins naturais (sem sal), soja, lentilhas, grão-de-bico, abacate, sementes de chia (sálvia) e linhaça.

• Fibromialgia: Doença reumatológica que atinge cerca de 3% da população brasileira, especialmente as mulheres. Fadiga e alterações de sono, memória e humor são seus principais sintomas. ALIMENTAÇÃO: Bons alimentos para amenizar os sintomas da fibromialgia: banana, milho, repolho, gengibre, alface, oleaginosas, peixes, frutas vermelhas.

• Alzheimer: Provoca restrições cognitivas, perda de memória e até demência, em alguns casos. É mais frequente em idosos e evolui gradativamente, causando prejuízos ao cérebro. ALIMENTAÇÃO: Azeite de oliva, nozes, chá verde, folhas verdes escuras, peixes (atum e salmão), legumes (beterraba, repolho, abobrinha, cenoura e abóbora), frutas (morango, amora, maça, framboesa e banana).

• Leucemia: Tipo de câncer causado por mutação genética, onde os glóbulos brancos perdem sua função de defesa e passam a se reproduzir de forma desordenada. Pode acometer pessoas em qualquer fase da vida, incluindo crianças. ALIMENTAÇÃO: arroz, pão integral, aveia, feijão em qualquer uma das suas cores, milho, lentilha e linhaça; melancia, abacate, abacaxi, morango, framboesa, mirtilo, pera, maçã, romã, uva, kiwi, mamão, laranja e manga; brócolis, couve-flor, cenoura, tomate, berinjelas, alface, espinafre, rabanete, nabo, wasabi e agrião.

São doenças distintas mas que apresentam em comum o fato de não possuírem cura e não serem transmissíveis. Entretanto, é importante que após o diagnóstico, o tratamento seja seguido de imediato, visto que podem ser controladas e assim, proporcionar maior conforto e bem-estar possível aos portadores.

Fique atento aos sintomas, e faça consultas regulares com médicos especialistas.

Voltar

Compartilhe

Conheça a estação do sabor